SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número11Desempenho de plantas de cobertura sob níveis de compactação em Latossolo Vermelho de CerradoQualidade de pintos em função do microclima, tempo de espera e idade de matrizes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

versão impressa ISSN 1415-4366versão On-line ISSN 1807-1929

Resumo

CARVALHO, Daniel F. de et al. Erosão hídrica e infiltração de água no solo sob diferentes sistemas de cultivo do milho. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2015, vol.19, n.11, pp.1072-1078. ISSN 1807-1929.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v19n11p1072-1078.

Neste estudo foram avaliados, sob chuva simulada, perdas de solo e de água, infiltração de água no solo e modelos para a estimativa da taxa de infiltração em sistemas de preparo de solo e fases da cultura do milho (Zea mays, L.). Os tratamentos foram: cultivo em nível, cultivo morro abaixo e solo exposto. A perda de solo e a infiltração em cada tratamento foram quantificadas para chuvas aplicadas por um simulador portátil, aos 0, 30, 60 e 75 dias após o plantio do milho. Na estimativa da taxa de infiltração foram empregados os modelos de Kostiakov-Lewis, Horton e Philip. Com base nos resultados obtidos verifica-se que a combinação de efeitos entre sistema de manejo do solo e fase da cultura do milho reduz as perdas de solo e de água. O sistema de preparo do solo em nível promoveu melhorias nas propriedades físicas do solo favorecendo, aos 75 DAP, redução do processo erosivo em 59,7% (perda de água) e 86,6% (perda de solo) e aumento da taxa de infiltração estável de água no solo em 223,3%, em relação ao tratamento solo exposto. Associado à cobertura do solo, o cultivo em nível reduz as perdas de solo e de água, sendo a primeira mais influenciada pelo manejo. O modelo de Horton é o mais adequado para representar a taxa de infiltração de água no solo nas condições avaliadas.

Palavras-chave : perda de solo; taxa de infiltração; preparo do solo; simulador de chuva.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )