SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Adubação nitrogenada e potássica na produtividade e teores de macronutrientes em helicônia cv. Golden TorchUmidade do solo e adubação com cinza vegetal no cultivo do gladíolo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

versão impressa ISSN 1415-4366versão On-line ISSN 1807-1929

Resumo

PONCIANO, Isaac de M. et al. Desempenho metrológico de TDR para medição da concentração de potássio na solução do solo. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2016, vol.20, n.4, pp.343-349. ISSN 1807-1929.  https://doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v20n4p343-349.

Apesar da crescente utilização da técnica TDR para o monitoramento dos íons na solução do solo, são poucos os estudos que fornecem uma contribuição relevante sobre o erro instrumental do ponto de vista da métrica. Para superar esta limitação foi aplicada uma metodologia baseada no teorema central do erro a fim de quantificar a incerteza associada com a utilização da técnica na estimativa de íons de potássio para dois tipos de solo; utilizaram-se, então, modelos matemáticos para estimar o íon potássio na solução dos solos a partir da condutividade elétrica aparente e umidade do solo fornecida por leituras da técnica da TDR cujos resultados foram comparados com a concentração de potássio determinada por espectrofotometria de chama. Os resultados demonstraram que o erro aleatório e o sistemático podem ser identificados pela métrica e que leituras médias da TDR aumentam significativamente a precisão da metodologia de determinação de potássio porém leituras aleatórias podem levar a um erro de ± 18,84 mg L-1 de K+ na solução do solo (0-3 dS m-1) com 95,42% de confiança para um solo areia-franca, além de um erro de ± 12,50 mg L-1 de K+ (0-2,5 dS m-1) em solução de solo com 95,06% de confiança para um solo argilo-arenoso.

Palavras-chave : teorema do limite central; instrumentação; condutividade elétrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )