SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Respostas morfológicas e fisiológicas de mudas de açaizeiros submetidas à diferentes regimes hídricosÍndice de conforto térmico, variáveis fisiológicas e desempenho de codornas alimentadas com redução proteica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

versão impressa ISSN 1415-4366versão On-line ISSN 1807-1929

Resumo

SANTOS, Adriana A.; AGUSTINI, José A.; MALTONI, Katia L.  e  CASSIOLATO, Ana M. R.. Adição dos resíduos e reintrodução de micro-organismos no cultivo do pinhão-manso em área degradada. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2016, vol.20, n.4, pp.372-377. ISSN 1807-1929.  https://doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v20n4p372-377.

O objetivo do trabalho foi avaliar, por meio da micorrização (colonização e número de esporos de fungos micorrízicos arbusculares - FMA), da fosfatase ácida foliar e das características químicas do solo, os efeitos da adição de resíduos (macrófitas e cinza), de hidrogel e da reintrodução de micro-organismos em área degradada, cultivada com pinhão-manso. A degradação ocorreu quando o solo de superfície foi removido durante a construção da usina hidroelétrica. O delineamento experimental foi blocos casualizados em esquema fatorial 2 x 2 x 4, ou seja, 2 tratamentos de inoculação (com e sem solo-inóculo), 2 com hidrogel (com e sem) e 4 com adição de resíduos (macrófitas - MAC, cinza - CNZ, MAC + CNZ e controle sem resíduos) colocados na cova de plantio, com 4 repetições e 5 plantas por repetição. Solo de cerrado preservado foi utilizado como fonte de micro-organismos incluindo FMA. Conclui-se que, aos 12 meses do plantio, o hidrogel elevou a colonização radicular enquanto as características químicas do solo degradado responderam positivamente à adição de MAC e de MAC + CNZ, com aumento do pH e SB e redução de Al e H + Al. A adição de solo-inóculo proporcionou, juntamente com os MAC e MAC + CNZ, maior colonização e número de esporos micorrízica e reduziu os valores da fosfatase ácida indicando maior absorção de P pelo hospedeiro.

Palavras-chave : Jatropha curcas L.; micorriza arbuscular; hidrogel; macrófitas; cerrado..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )