SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número7Acúmulo de macronutrientes em distintas partes de girassol adubado com manipueiraAdubação potássica aplicada por diferentes métodos na cultura da abobrinha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

versão impressa ISSN 1415-4366versão On-line ISSN 1807-1929

Resumo

CARVALHO, Daniel F. de et al. Eficiência de uso da água e rendimento econômico no cultivo orgânico de olerícolas. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2016, vol.20, n.7, pp.637-642. ISSN 1807-1929.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v20n7p637-642.

A otimização do uso da irrigação é uma necessidade em virtude da escassez de água e do aumento da demanda por alimentos. Objetivou-se, neste trabalho, avaliar o efeito de diferentes lâminas de irrigação sobre a eficiência econômica dos cultivos da alface, berinjela, beterraba e cenoura conduzidas em sistema orgânico de produção. As avaliações foram realizadas com base em funções de produção obtidas em experimentos de campo conduzidos de 2006 a 2011 e no levantamento de preços dos produtos e de insumos determinando-se as lâminas correspondentes ao máximo lucro bruto e à máxima eficiência no uso da água. Adicionalmente, avaliou-se a redução relativa da produtividade para diferentes incrementos percentuais na lâmina economicamente ótima. Observou-se que as culturas apresentam diferenças entre as lâminas de máxima eficiência econômica e do uso da água variando de 22,2 mm (alface) a 149,7 mm (berinjela). A aplicação de água em quantidade superior à lâmina de máxima eficiência econômica proporcionou redução da produtividade e do lucro cuja magnitude depende da resposta da cultura.

Palavras-chave : análise econômica; funções de produção; análise de custos; lâmina de irrigação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )