SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número12Cinética de secagem e caracterização física e química de cascas de pitaya com polpa brancaEstratégias de amostragem para estimar a concentração de sedimentos em suspensão para a calibração do turbidímetro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

versão impressa ISSN 1415-4366versão On-line ISSN 1807-1929

Resumo

SOUZA, Tamara D. de et al. Remoção do inseticida clorpirifós em sistemas alagados construídos cultivados com diferentes espécies vegetais. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2017, vol.21, n.12, pp.878-883. ISSN 1807-1929.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v21n12p878-883.

Objetivou-se neste trabalho avaliar a remediação de água contendo o inseticida clorpirifós, por meio de sistemas alagados construídos (SAC) cultivados com as espécies Polygonum punctatum, Cynodon spp. e Mentha aquatica operados sob diferentes tempos de retenção hidráulica: 24, 48, 96, 144 e 192 h. A eficiência do sistema foi baseada na redução da concentração inicial do clorpirifós e toxicidade da água contaminada. Os resultados mostraram que os sistemas alagados construídos são uma excelente alternativa na biorremediação do inseticida clorpirifós no meio aquoso. Observou-se média geral de eficiência na remoção do inseticida de 98,6%, sendo que no primeiro tempo de retenção hidráulica, 24 h, houve remoção do clorpirifós para valores inferiores ao limite detecção para todos os SAC. Tal resultado é atribuído principalmente aos processos de adsorção e degradação microbiana. Para os ensaios padronizados qualitativos de toxicidade aguda com Daphnia similis, para a maioria das amostras observou-se a redução de toxicidade acima de 80%. Constatou-se que os testes ecotoxicológicos com os efluentes dos sistemas alagados construídos estudados são uma boa opção como indicativo da eficiência dos tratamentos e uma promissora alternativa na complementação de análises físicas e químicas.

Palavras-chave : biorremediação; fitorremediação; organofosforado; pesticidas; toxicidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )