SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número12Características e potencial erosivo das chuvas para as zonas fisiográficas do estado de PernambucoProdução de girassol de corte sob volumes de água e substratos com fibra de coco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

versão impressa ISSN 1415-4366versão On-line ISSN 1807-1929

Resumo

BOSSOLANI, João W. et al. Desenvolvimento da soja RR em função de doses de glifosato e da inoculação com Bradyrhizobium. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2018, vol.22, n.12, pp.854-858. ISSN 1807-1929.  https://doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v22n12p854-858.

A soja tem sido produzida, tradicionalmente, em sistemas que incluem a utilização de herbicidas, muitas vezes em doses acima das recomendadas. O processo de fixação simbiótica de nitrogênio em leguminosas pode ser prejudicado por esses herbicidas, tanto por efeitos diretos sobre o rizóbio, como indiretos, sobre a planta hospedeira. Com o objetivo de avaliar o efeito de doses do herbicida glifosato sobre estirpes de Bradyrhizobium e a fixação biológica de nitrogênio em plantas de soja BMX Potência RR, foi realizado um experimento em vasos, conduzido a céu aberto. As sementes de soja foram inoculadas com as estirpes de Bradyrhizobium elkanii (SEMIA 5019) e Bradyrhizobium japonicum (SEMIA 5079). Foi utilizado um inoculante líquido comercial. Os tratamentos constituíram-se na ausência e presença das bactérias do gênero Bradyrhizobium inoculadas via semente e quatro doses do herbicida glifosato via foliar (0; 1,0; 2,0 e 4,0 L ha-1 do produto comercial) e aplicadas no estádio fenológico V3. A soja RR inoculada não altera o índice de clorofila foliar pela aplicação de glifosato e independentemente da inoculação, possui a capacidade de se recuperar da aplicação do glifosato, não prejudicando seu desenvolvimento.

Palavras-chave : Bradyrhizobium sp.; Glycine max (L.) Merril; herbicida.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )