SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Comportamentos alimentares inadequados e ansiedade estão relacionados com atletismo em atletas adolescentes?Porção de referência para a população brasileira: uma análise considerando rótulos de alimentos industrializados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Nutrição

versão impressa ISSN 1415-5273

Resumo

CRIVELLENTI, Lívia de Castro; BARBIERI, Patrícia  e  SARTORELLI, Daniela Saes. Inadequação de folato na dieta de gestantes. Rev. Nutr. [online]. 2014, vol.27, n.3, pp.321-327. ISSN 1415-5273.  http://dx.doi.org/10.1590/1415-52732014000300006.

OBJETIVO:

Estimar a inadequação de folato alimentar e folato dietético na dieta de gestantes adultas.

MÉTODOS:

Um estudo prospectivo foi conduzido entre 103 gestantes adultas e saudáveis, usuárias do Sistema Único de Saúde do município de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. Foram incluídas no presente estudo 82 mulheres com dados de consumo alimentar ao longo da gestação. Os dados dietéticos foram obtidos por meio de três inquéritos recordatórios de 24 horas, durante a gravidez. Para estimar a inadequação do folato alimentar (naturalmente presente nos alimentos) e do folato dietético (folato dos alimentos adicionado ao proveniente da fortificação das farinhas), empregou-se o método do requerimento médio estimado - Estimated Average Requirement como ponto de corte.

RESULTADOS:

Verificou-se que 100% das gestantes apresentaram dietas com ingestão inadequada de folato alimentar. Considerando-se o folato dietético, 94% das gestantes reportaram dietas com ingestão inadequada do nutriente. Entretanto, houve um aumento de 87% na disponibilidade do valor mediano do nutriente após se considerar o ácido fólico proveniente da fortificação das farinhas.

CONCLUSÃO:

A inadequação de folato na dieta das gestantes avaliadas foi alarmante. Estudos populacionais de abrangência nacional são necessários para a confirmação da hipótese de uma elevada inadequação de folato na dieta de gestantes.

Palavras-chave : Ácido fólico; Consumo alimentar; Gravidez.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )