SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Vitamina C reduz o efeito obesogênico e hiperglicemiante do açúcar invertido em ratos pré-diabéticosExcesso de peso em pré-escolares: o papel do consumo alimentar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Nutrição

versão On-line ISSN 1678-9865

Resumo

FERNANDES, Ema Cândida Branco; CASTRO, Teresa Gontijo de  e  SARTORELLI, Daniela Saes. Fatores associados aos deficit nutricionais entre crianças africanas menores de cinco anos, Bom Jesus, Angola. Rev. Nutr. [online]. 2017, vol.30, n.1, pp.33-44. ISSN 1678-9865.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-98652017000100004.

Objetivo:

Identificar os determinantes dos deficit estatural (índice altura/idade) e ponderal (índice peso/altura) entre crianças menores de cinco anos da Comuna de Bom Jesus, Angola.

Métodos:

O estudo, transversal de base populacional, foi conduzido entre 742 crianças no ano de 2010 e os deficit nutricionais foram definidos de acordo com os criterios da Organização Mundial da Saúde. Razões de prevalência e fatores associados aos deficit nutricionais foram estimados mediante regressão de Poisson com variância robusta, utilizando-se modelo conceitual de análise hierarquizado.

Resultados:

Para ambos os índices houve diferença significativa nas razões de prevalência de acordo com bairro de moradia e idade da criança. Crianças do sexo masculino e aquelas que residiam em domicílios cujo abastecimento de água era proveniente do rio ou lago, tão bem quanto aquelas que apresentaram expulsão de parasitas e infecções nos 15 dias anteriores à pesquisa, tiveram maior probabilidade de acometimento estatural. Para o deficit de peso/altura, menor probabilidade de acometimento foi observada entre crianças cujas mães tinham idade entre 25-34 ano.

Conclusão:

Foram identificadas variáveis independentes de diferentes níveis de determinação da desnutrição, destacando--se as condições sanitárias básicas e a estrutura familiar como importantes fatores associados aos deficit nutricionais. O conhecimento acerca dos determinantes da desnutrição pode subsidiar políticas públicas no planejamento de intervenções que visem melhorar o estado nutricional infantil em Bom Jesus e comunas com características semelhantes em Angola.

Palavras-chave : Angola; Antropometria; Saúde da criança; Desnutrição.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )