SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue5Scored patient-generated Subjective Global Assessment: Length of hospital stay and mortality in cancer patientsConstipation in patients with myofascial pain syndrome as important aspect for clinical and nutritional treatment: A case-control study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Nutrição

On-line version ISSN 1678-9865

Abstract

LIMA, Rafaela Lira Formiga Cavalcanti de et al. Medidas de peso, altura e índice de massa corporal referidos e aferidos para diagnóstico de estado nutricional em pessoas vivendo com HIV/AIDS. Rev. Nutr. [online]. 2017, vol.30, n.5, pp.555-566. ISSN 1678-9865.  https://doi.org/10.1590/1678-98652017000500002.

Objetivo

Validar dados autorreferidos de peso e altura de pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Métodos

Estudo seccional envolvendo 481 pessoas vivendo com HIV/AIDS atendidas em serviço de referência de João Pessoa, Paraíba, entre setembro a dezembro de 2015, dos quais 99 (20,5%) tiveram seu peso e altura aferidos. Calculou-se o coeficiente de correlação intraclasse para medir a relação entre as medidas referidas e aferidas de peso, altura e índice de massa corporal e utilizou-se regressão linear para construção de equações de predição do peso e altura. Foi significativo o valor de p menor que 5,0% para os testes estatísticos aplicados.

Resultados

Na amostra com medidas aferidas 57,6% homens, com idade média de 44 anos e renda per capita média equivalente a US$145,50. Observou-se alta correlação (r>0,90) entre as medidas referidas e aferidas de peso, altura e índice de massa corporal. A acurácia foi de 92,6% e a estatística Kappa foi superior a 0,85. As mulheres tendem a subestimar o peso e a superestimar a altura. Os homens superestimaram o peso e subestimaram a altura. Os coeficiente de correlação intraclasse foram superiores a 0,95.

Conclusão

A utilização de medidas autorreferidas de peso, altura e índice de massa corporal para avaliação nutricional em pessoas vivendo com HIV/AIDS é válida, e deve ter a sua utilização considerada quando a economia de tempo e recursos forem fatores limitantes, em populações semelhantes.

Keywords : Índice de massa corporal; Pesos e medidas corporais; HIV.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )