SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue5Vitamin A deficiency and factors associated with retinol levels in public school studentsValidation of the Online version of the Previous Day Food Questionnaire for schoolchildren author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Nutrição

On-line version ISSN 1678-9865

Abstract

FIUZA, Rosemeyre França de Paula et al. Omissão do desjejum e fatores associados entre adolescentes brasileiros. Rev. Nutr. [online]. 2017, vol.30, n.5, pp.615-626. ISSN 1678-9865.  https://doi.org/10.1590/1678-98652017000500007.

Objetivo

Analisar a prevalência e os fatores associados à omissão do desjejum entre adolescentes.

Métodos

Estudo transversal com adolescentes de 10 a 17 anos de idade, avaliados entre 2009 e 2011, pertencentes a um estudo de coorte na região Central do Brasil. A omissão do desjejum, variável desfecho, foi considerada como a não realização diária dessa refeição. Foram avaliados, por meio de questionário, os fatores demográficos, socioeconômicos e de estilo de vida. A avaliação antropométrica incluiu a mensuração do peso e estatura, utilizados para a classificação do peso segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde. A regressão de Poisson foi utilizada na análise múltipla para estimar a associação da omissão do desjejum e variáveis demográficas, socioeconômicas, estilo de vida e condição de peso.

Resultados

Dos 1.716 adolescentes avaliados, 36,2% referiram não consumir o desjejum diariamente, sendo a prevalência maior entre as meninas (p=0,03). Após ajustes por idade e classe econômica, a omissão do desjejum foi associada a não realização dessa refeição com os pais e ao turno escolar matutino, em ambos os sexos, e à obesidade apenas entre os meninos. Fatores do estilo de vida como consumo de bebidas alcoólicas, atividade física, qualidade da dieta e tabagismo não se associaram à omissão do desjejum.

Conclusão

A omissão do desjejum foi observada em mais de um terço dos adolescentes, sendo associada a fatores demográficos e de estilo de vida. Na perspectiva de saúde pública, destaca-se a importância de encorajar o consumo dessa refeição, com ações envolvendo o ambiente escolar e a família.

Keywords : Adolescente; Desjejum; Estilo de vida; Obesidade.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )