SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue5Skipping breakfast and associated factors among Brazilian adolescentsFood consumption pattern and obesity in preschool children in Feira de Santana, Bahia, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Nutrição

On-line version ISSN 1678-9865

Abstract

ENGEL, Raquel et al. Validação da versão Online do Questionário Alimentar do Dia Anterior para Escolares. Rev. Nutr. [online]. 2017, vol.30, n.5, pp.627-637. ISSN 1678-9865.  https://doi.org/10.1590/1678-98652017000500008.

Objetivo

Avaliar a validade da versão baseada na Internet do Questionário Alimentar do Dia Anterior (Online) para escolares do segundo ao quinto ano do ensino fundamental.

Métodos

Participaram do estudo 312 escolares de 7 a 12 anos de uma escola pública de Florianópolis, Santa Catarina. A validade foi testada pela sensibilidade, especificidade e taxas de concordância (acertos, omissões e intrusões) dos itens alimentares relatados no Questionário Alimentar do Dia Anterior Online, usando a observação direta dos alimentos consumidos no lanche escolar do dia anterior como padrão de referência. Análise de regressão logística multivariada multinomial foi conduzida para avaliar a influência de fatores relacionados aos participantes nas taxas de omissão e intrusão.

Resultados

Os resultados apontaram adequada sensibilidade (67,7%) e especificidade expressiva (95,2%). As taxas de omissão e de intrusão foram baixas, 22,8% e 29,5%, respectivamente, quando considerados todos os itens alimentares. O item pizza/hambúrguer exibiu a maior taxa de omissão, enquanto os laticínios apresentaram a maior taxa de intrusão. Escolares que frequentavam a escola no turno vespertino apresentaram maior probabilidade de intrusões de itens alimentares comparados aos escolares do turno matutino.

Conclusão

O Questionário Alimentar do Dia Anterior Online apresentou validade satisfatória para a análise do consumo alimentar em nível de grupo de escolares do segundo ao quinto ano de escola pública.

Keywords : Ensino fundamental; Consumo de alimentos; Inquéritos e questionários; Validade de testes.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )