SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue5Purchase of family farm and organic foods by the Brazilian School Food Program in Santa Catarina state, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Nutrição

On-line version ISSN 1678-9865

Abstract

SCAPIN, Tailane; FERNANDES, Ana Carolina  and  PROENCA, Rossana Pacheco da Costa. Açúcares de adição: definições, classificações,metabolismo e implicações à saúde. Rev. Nutr. [online]. 2017, vol.30, n.5, pp.663-677. ISSN 1678-9865.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-98652017000500011.

Os açúcares adicionados aos alimentos estão em destaque em pesquisas científicas recentes, inclusive em decorrência da publicação da Organização Mundial da Saúde com recomendações de limitação do seu consumo, baseando-se em estudos sobre ganho de peso e cárie dental. Entretanto, é possível que haja evidências de associação do consumo excessivo com outras patologias, mas não foram encontrados estudos que as reúnam. Além disso, ainda não há consenso científico quanto às denominações e definições desses açúcares. No Brasil, há poucos estudos que investigaram os açúcares de adição, identificando-se escassez de discussão a respeito. Diante disso, este artigo apresenta uma revisão de literatura sobre os açúcares adicionados aos alimentos, desde suas definições e classificações até o metabolismo e efeitos à saúde. A busca de informações foi realizada nos bancos de dados: Web of Science, Scopus, PubMed e SciELO, bem como em sites de órgãos oficiais nacionais e internacionais. Foram utilizados unitermos em português e inglês relacionados aos açúcares de adição e a estudos de revisão sistemática e metanálise, para identificação de pesquisas que associam seu consumo a prejuízos à saúde. A literatura aponta relação do consumo excessivo desses açúcares a diversos desfechos em saúde, incluindo ganho de peso, diabetes mellitus tipo 2, câncer e doenças cardiovasculares. As diferentes denominações dos açúcares nos alimentos podem confundir tanto os consumidores quanto os pesquisadores, uma vez que cada termo traz a inserção de componentes distintos. Assim, sugere-se padronização no uso do termo açúcares de adição, que parece ser o mais adequado para o entendimento da população, uma vez que indica que aquele açúcar não é natural do alimento.

Keywords : Doença crônica; Consumo de alimentos; Rotulagem de alimentos; Açúcar.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )