SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Prevalência e fatores socioeconômicos associados com o tabagismo em pessoas vivendo com o HIV por sexo em Recife, BrasilÓbitos por causas externas em Cuiabá, 0 a 24 anos: perfil das vítimas e famílias segundo a intencionalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Epidemiologia

versão impressa ISSN 1415-790X

Resumo

CORREA, Leandro Quadro; SILVA, Marcelo Cozzensa da  e  ROMBALDI, Airton José. Sintomas de disfunção sexual em homens com 40 ou mais anos de idade: prevalência e fatores associados. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2013, vol.16, n.2, pp.444-453. ISSN 1415-790X.  https://doi.org/10.1590/S1415-790X2013000200019.

Objetivo:

O estudo objetivou verificar os fatores associados aos sintomas sexuais do envelhecimento masculino em uma amostra representativa em homens com idade igual ou superior a 40 anos da cidade de Pelotas, RS.

Métodos:

Foi realizado um estudo transversal de base populacional, incluindo 421 homens que residiam na zona urbana do município. Para avaliar os sintomas sexuais do envelhecimento masculino foi utilizada a dimensão sexual da escala AMS - The Aging Male´s Symptoms Scale .

Resultados:

A prevalência dos sintomas sexuais do envelhecimento masculino foi de 64,3% (IC 95%: 59,3%-69,1%). Na análise multivariável o desfecho esteve associado diretamente idade e inversamente a autopercepção de saúde.

Conclusão:

Concluiu-se que a prevalência de sintomas sexuais na população masculina é importante. Políticas de saúde pública aliada ao aumento de hábitos de vida saudáveis poderiam minimizar esta prevalência e proporcionar melhor qualidade de vida a homens de meia idade e idosos.

Palavras-chave : Disfunção sexual; Enve­lhecimento; Disfunção erétil; Homens; Estudos transversais; Epidemiologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )