SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Atrasos na suspeita e no diagnóstico de tuberculose e fatores relacionadosPadrões alimentares estimados por técnicas multivariadas: uma revisão da literatura sobre os procedimentos adotados nas etapas analíticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Epidemiologia

versão impressa ISSN 1415-790Xversão On-line ISSN 1980-5497

Resumo

NEVES, Paulo Augusto Ribeiro; SAUNDERS, Cláudia; BARROS, Denise Cavalcante de  e  RAMALHO, Andréa. Suplementação com vitamina A em gestantes e puérperas brasileiras: uma revisão sistemática. Rev. bras. epidemiol. [online]. 2015, vol.18, n.4, pp.824-836. ISSN 1980-5497.  https://doi.org/10.1590/1980-5497201500040012.

Objetivo:

Avaliar o impacto da suplementação com vitamina A (VA) em gestantes e puérperas adultas no Brasil sobre o teor de VA e imunoglobulina A secretora (IgAS) do colostro e leite materno, nas condições de saúde infantil e no status de VA do binômio mãe-filho.

Métodos:

Realizou-se uma busca eletrônica nas bases MEDLINE, Scopus , Web of Science e Lilacs por estudos publicados entre janeiro de 2000 e janeiro de 2014. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada conforme a escala de Jadad. A busca pelas publicações ocorreu em janeiro de 2014 de forma independente por dois autores.

Resultados:

Encontraram-se sete estudos sobre os efeitos da suplementação com VA no puerpério sobre leite materno e morbidade infantil. Nenhum estudo com suplementação em gestantes foi detectado. A suplementação no puerpério elevou o teor de retinol no leite materno, aumentando a oferta de VA para a criança, e também a concentração de IgAS no colostro. Efeitos sobre a redução na morbidade infantil não foram descritos.

Conclusão:

Constata-se que os benefícios descritos sobre a suplementação no pós-parto ainda não foram completamente evidenciados no programa brasileiro, embora a suplementação contribua para a melhora do estado nutricional de VA da criança e da puérpera e na oferta da vitamina, pelo leite materno, ao recém-nascido.

Palavras-chave : Vitamina A; Suplementos dietéticos; Período pós-parto; Gravidez; Leite humano; Revisão..

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )