SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2The internal factors of Brazilian exports author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Economia Contemporânea

On-line version ISSN 1980-5527

Abstract

BASTOS, Carlos Pinkusfeld  and  D'AVILA, Júlia Galarza. O debate do desenvolvimento na tradição heterodoxa brasileira. Rev. econ. contemp. [online]. 2009, vol.13, n.2, pp.173-199. ISSN 1980-5527.  https://doi.org/10.1590/S1415-98482009000200001.

O presente trabalho tem como objetivo resgatar o debate sobre desenvolvimento econômico dentro da tradição heterodoxa brasileira. São examinadas as teorias originais da acumulação cepalina e a forma como essas teorias foram depois utilizadas por Furtado para avançar suas hipóteses de estagnação e mais especificamente sua teoria do subdesenvolvimento. Apresentamos algumas críticas sobre a hipótese da estagnação tendo como base o trabalho de Conceição Tavares e Serra, mostrando como a tradição heterodoxa brasileira passou e incorporar o princípio da demanda efetiva em seus modelos de crescimento. Essa mudança teórica é o fundamento da chamada Escola da Unicamp. Utilizamos a discussão de ambas as abordagens para avançar na análise da interação entre distribuição de renda e desenvolvimento segundo diferentes abordagens de acumulação: a leitura clássica e a abordagem da demanda efetiva.

Keywords : história do pensamento econômico; desenvolvimento econômico; acumulação de capital; Celso Furtado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License