SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Decomposição estrutural da variação do emprego nos setores industriais no brasil entre os anos de 2000 e 2009A diversificação da estrutura produtiva no Brasil: observações preliminares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Economia Contemporânea

versão impressa ISSN 1415-9848versão On-line ISSN 1980-5527

Resumo

BASTOS, Carlos Pinkusfeld Monteiro; JORGE, Caroline Teixeira  e  BRAGA, Julia de Medeiros. Análise desagregada da inflação por setores industriais da economia brasileira entre 1996 e 2011. Rev. econ. contemp. [online]. 2015, vol.19, n.2, pp.261-279. ISSN 1980-5527.  https://doi.org/10.1590/198055271924.

Este artigo reporta uma investigação empírica sobre a dinâmica inflacionária de dezessete setores industriais da economia brasileira entre 1996 e 2011. A partir de uma breve discussão teórica sobre a relação entre a inflação e a demanda agregada nas abordagens convencional (modelo do Novo Consenso), pós-keynesiana e do conflito distributivo, buscaram-se evidências de inflação de excesso de demanda e de pressões de custo nesses setores. As séries temporais utilizadas foram o Índice de Preço ao Produtor Amplo por Origem (IPA-OG), o grau de Utilização da Capacidade Instalada (ambos da FGV), o Índice deCommodities Internacionais (IFS/FMI), a taxa de juros e a taxa de câmbio nominal (ambas do Banco Central do Brasil − BCB). As equações foram estimadas a partir da Metolodogia ADL (Autoregressive Distributed Lags ). Os resultados apontaram para a ausência de uma relação forte e sistemática entre a inflação e a demanda agregada e para evidência de pressões de custo, sobretudo os preços internacionais das commodities e o câmbio, como determinantes da dinâmica inflacionária dos setores e período analisados.

Palavras-chave : abordagens heterodoxas; inflação; política monetária..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )