SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1POLÍTICA INDUSTRIAL COMO INSTITUIÇÃO DESENVOLVIMENTISTA: UMA CRÍTICA AO "NOVO DESENVOLVIMENTISMO" BASEADA NAS EXPERIÊNCIAS DE BRASIL E COREIA DO SULCOMMODITY CURRENCIES: UM FENÔMENO REAL NO BRASIL? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Economia Contemporânea

versão impressa ISSN 1415-9848versão On-line ISSN 1980-5527

Resumo

ROCHA, Leonardo Andrade; DAL-POZ, Maria Ester; OLIVEIRA, Fernando Porfirio Soares De  e  ALMEIDA, Carlos Alano Soares de. O IMPACTO DOS INVESTIMENTOS EM PESQUISA & DESENVOLVIMENTO NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS. Rev. econ. contemp. [online]. 2016, vol.20, n.1, pp.58-91. ISSN 1980-5527.  https://doi.org/10.1590/198055272013.

O presente trabalho analisou os impactos dos esforços inovativos, medidos pelos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento, sobre o crescimento das vendas, considerando diferentes "graus de proximidade" com a fronteira. Para testar a hipótese, foi construído um modelo de regressão multinível considerando 1.500 firmas com dados financeiros de 2012. Foi calculada a Produtividade Total dos Fatores de cada firma e construído um índice de proximidade com a fronteira (firma com maior produtividade). Os resultados demonstram que firmas situadas próximo à fronteira empregam os recursos de P&D com maior eficiência, obtendo estimativas de crescimento superior em relação às firmas mais afastadas.

Palavras-chave : fronteira tecnológica; P&D; inovação; crescimento das firmas..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )