SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3THE DEBATE ON THE ACCELERATOR EFFECT IN THE CONTROVERSY ABOUT THE SRAFFIAN SUPERMULTIPLIER MODELTHE DOHA ROUND AND THE EFFECTS OF THE REDUCTION OF TARIFF AND NON-TARIFF BARRIERS: AN ESTIMATION OF BENEFITS FOR BRAZIL USING A COMPUTABLE GENERAL EQUILIBRIUM MODEL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Economia Contemporânea

Print version ISSN 1415-9848On-line version ISSN 1980-5527

Abstract

GORDON, José Luis  and  CASSIOLATO, José Eduardo. O PAPEL DO ESTADO NA POLÍTICA DE INOVAÇÃO A PARTIR DOS SEUS INSTRUMENTOS: UMA ANÁLISE DO PLANO INOVA EMPRESA. Rev. econ. contemp. [online]. 2019, vol.23, n.3, e192334.  Epub Nov 25, 2019. ISSN 1980-5527.  https://doi.org/10.1590/198055272334.

O trabalho aqui proposto pretende analisar o papel do Estado no Brasil no estímulo à atividade de inovação a partir dos diferentes instrumentos existentes. Para isso, será analisado o Plano Inova Empresa, que foi lançado em 2013. Nesse contexto, poderá se verificar como o governo implementou o mix de instrumentos para induzir e fomentar, no setor empresarial, a atividade inovativa de maior risco e incerteza. No trabalho, fica claro que o governo, apesar de elaborar uma política de inovação avançada, na sua implementação, acabou deixando de estruturar uma política pública que fosse capaz de induzir mudanças no comportamento das empresas. Isso se deve, em grande medida, ao baixo uso de instrumentos de redução de risco e incerteza.

Keywords : inovação; política; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )