SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3THE ROLE OF THE STATE IN INNOVATION FROM ITS INSTRUMENTS: AN ANALYSIS OF THE PLANO INOVA EMPRESAPARTICIPATION AND PROVISION OF WORKING HOURS IN THE SECONDARY JOB MARKET: AN ANALYSIS OF THE AGRICULTURAL SECTOR IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Economia Contemporânea

Print version ISSN 1415-9848On-line version ISSN 1980-5527

Abstract

RIZZOTTO, Alessandra Biavati  and  AZEVEDO, André Filipe Zago de. RODADA DOHA E A POSSÍVEL REDUÇÃO DE BARREIRAS TARIFÁRIAS E NÃO TARIFÁRIAS: UMA ESTIMATIVA DOS BENEFÍCIOS PARA O BRASIL POR MEIO DO MODELO DE EQUILÍBRIO GERAL COMPUTÁVEL. Rev. econ. contemp. [online]. 2019, vol.23, n.3, e192336.  Epub Nov 25, 2019. ISSN 1980-5527.  https://doi.org/10.1590/198055272336.

O objetivo do artigo é simular reduções de barreiras tarifárias e não tarifárias no âmbito multilateral da Rodada Doha e verificar quais seriam os benefícios para o Brasil. Para tanto, foi estimado um modelo de equilíbrio geral computável, por meio do software GTAP, e quatro cenários foram simulados. Os resultados mostram que, para o Brasil, nos cenários em que só são incorporadas reduções de tarifas, o setor primário e de agroindústria seriam os mais beneficiados. A redução multilateral das barreiras não tarifárias (BNT) favoreceria, especialmente, os setores industriais, de maior conteúdo tecnológico. Em relação ao bem-estar, os cenários que incorporam redução de BNT ou reduções combinadas de BNT e tarifas são os mais benéficos para todas as regiões incluídas no estudo, com ganhos mundiais que podem alcançar mais de US$ 1 trilhão.

Keywords : Rodada Doha; barreiras tarifárias; barreiras não tarifárias; exportações; bem-estar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )