SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3THE DOHA ROUND AND THE EFFECTS OF THE REDUCTION OF TARIFF AND NON-TARIFF BARRIERS: AN ESTIMATION OF BENEFITS FOR BRAZIL USING A COMPUTABLE GENERAL EQUILIBRIUM MODELEXCHANGE RATE AND EXTERNAL ADJUSTMENT: AN INVESTIGATION WITH ARDL MODELS FOR THE BRICS EMERGING ECONOMIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista de Economia Contemporânea

Print version ISSN 1415-9848On-line version ISSN 1980-5527

Abstract

FROTA, Marisa Guilherme da et al. PARTICIPAÇÃO E OFERTA DE TRABALHO PARA O SEGUNDO EMPREGO: UMA ANÁLISE PARA O SETOR AGRÍCOLA BRASILEIRO. Rev. econ. contemp. [online]. 2019, vol.23, n.3, e192337.  Epub Nov 25, 2019. ISSN 1980-5527.  https://doi.org/10.1590/198055272337.

O presente estudo concentra-se em investigar a probabilidade de participação e oferta de horas destinada ao segundo emprego entre os trabalhadores do setor agrícola, levando em consideração as características socioeconômicas e as características do trabalho. Para este estudo são utilizados os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do ano de (2014). A modelagem econométrica usada para alcançar os objetivos propostos resulta na estimação dos modelos Probit para a decisão de participação no mercado de múltiplos empregos, modelo Tobit para alocação de horas de trabalho e o modelo Double-Hurdle, que estima conjuntamente as duas equações. Dos resultados, destacam-se como um dos principais fatores para decisão de participação no mercado secundário: experiência, escolaridade e condição de chefe de família. Para decisão de quantidade de horas ofertadas no segundo emprego, evidenciam-se: experiência, escolaridade, ser casado e ter filhos e a estabilidade no primeiro emprego. No modelo Double-Hurdle, a variável estabilidade no primeiro emprego exprime o resultado esperado, ou seja, diminui a probabilidade de participar no mercado secundário.

Keywords : segundo emprego; setor agrícola; Double-Hurdle.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )