SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Adoção e mito: os destinos do "mito familiar" na cena da família contemporânea. Estudo a partir de um caso clínico de adoção na França atualA transmissão psíquica do fantasma patológico enquanto objeto transgeracional: uma análise do filme "Volver" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica

versão On-line ISSN 1809-4414

Resumo

KIRALY, Cesar. Freud e Lobato: metafísica política dos personagens. Ágora (Rio J.) [online]. 2017, vol.20, n.1, pp.173-188. ISSN 1809-4414.  https://doi.org/10.1590/s1516-14982017001010.

Neste artigo, investigo a primeira publicação de Lobato. Em O Saci-Pererê: resultado de um inquérito percebo elementos do que poderia ser denominada uma metafísica política do personagem, em diálogo com o pensamento do Freud. Quero indicar o início de pesquisa de uma linha intimista no modo de pensar o Brasil, que ligará realizações distintas, tais como as de certo pensamento de Lobato, Mario Peixoto, Lúcio Cardoso e Mario Pedrosa. A intuição é que disponibilizam uma forma de pensar a crueldade que pode ser lida psicanaliticamente e que suspende a velha forma de com ela lidar pelo encobrimento, apenas pela alteração substantiva de um estado de coisas.

Palavras-chave : Lobato; Saci; Freud; metafísica política do personagem..

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )