SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Hereditary hearing loss: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista CEFAC

Print version ISSN 1516-1846On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

LIMA, Vívian Passos  and  MELO, Adriana de Medeiros. Uso do copinho no alojamento canguru. Rev. CEFAC [online]. 2008, vol.10, n.1, pp.126-133. ISSN 1982-0216.  https://doi.org/10.1590/S1516-18462008000100017.

OBJETIVO: avaliar o manejo das mães no uso do copinho e analisar os aspectos que interferem para administração dessa técnica. MÉTODOS: a amostra foi composta de 30 binômios mãe/bebê. O estudo desenvolvido foi transversal de correlação. Foram realizadas coletas nos prontuários das mães e do bebê, executada uma observação das mães ofertando a dieta no copinho e aplicado um questionário com perguntas sobre o uso do copo. A análise dos resultados foi realizada por meio do programa software estatístico, SPSS 13.0. Aplicou-se testes de estatística descritiva, mais especificamente a distribuição das freqüências e das percentagens relativas de cada dado observado. Em relação à associação entre as variáveis estudadas foram utilizados os seguintes testes: teste Qui-Quadrado, com nível de significância de 5% (p<0,05) e o teste de Correlação Bivariada com o grau de correlacionamento linear de Spearman (R), utilizando o nível de significância de 5% (p<0,05). RESULTADOS: há relação significante da postura do bebê, posição do copo, volume administrado e orientação dos profissionais de saúde às mães sobre o uso do copinho. CONCLUSÃO: o copinho pode ser manejado pelas mães, mas estas necessitam de orientações sobre o uso da técnica pelos profissionais de saúde; principalmente em relação ao cuidado com a posição do copo e volume de leite.

Keywords : Leite Humano; Métodos de Alimentação; Recém-Nascido; Prematuro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License