SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Prevalence of phonological disorders and phonological processes uses in seven-years-old scholarInfluence of phonological awareness on preschool children writing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista CEFAC

Print version ISSN 1516-1846On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

ZUANETTI, Patrícia Aparecida; SCHNECK, Andréa Pires Corrêa  and  MANFREDI, Alessandra Kerli da Silva. Consciência fonológica e desempenho escolar. Rev. CEFAC [online]. 2008, vol.10, n.2, pp.168-174. ISSN 1982-0216.  https://doi.org/10.1590/S1516-18462008000200005.

OBJETIVOS: verificar a relação entre consciência fonológica e o desempenho acadêmico de escolares, e averiguar se a ordem de preferência para as tarefas acadêmicas é a mesma ordem conseguida por esta criança em seu desempenho. MÉTODOS: avaliou-se 24 crianças de uma sala da 2ª série do ensino fundamental de uma escola pública, aplicando a prova de consciência fonológica por produção oral e o teste de desempenho escolar. Excluíram-se todos os alunos que apresentavam distúrbios fonológicos. RESULTADOS: existe associação entre ordem de preferência e resultado apenas nas tarefas de aritmética e escrita, já na leitura não existe. Em relação ao desempenho nas tarefas de consciência fonológica, o grupo com desempenho escolar médio foi mais hábil em tarefas que envolviam síntese fonêmica, rima, segmentação fonêmica e manipulação fonêmica quando comparados aos alunos com desempenho acadêmico inferior. Quanto à correlação, esta foi positiva e forte entre as variáveis estudadas (consciência fonológica, desempenho escolar, leitura, escrita e aritmética). CONCLUSÕES: quanto mais desenvolvida é a consciência fonológica, melhor é a performance do aluno; Tarefas de rima, síntese, segmentação e manipulação fonêmica estão mais relacionadas à alfabetização. Existe associação entre ordem de preferência e resultado nas tarefas de aritmética e escrita.

Keywords : Baixo Rendimento Escolar; Linguagem Infantil; Estudos de Linguagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License