SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Auditory thresholds, otoacoustic emissions and medial olivocochlear system of ex-drug usersNoise effects on hospital laundry workers? hearing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista CEFAC

On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

MENIN, Eliziane Gai; KUNZ, Betina Thomas  and  BRAMATTI, Luciana. Relação da perda auditiva induzida por ruído e o uso de tabaco em trabalhadores de uma indústria alimentícia. Rev. CEFAC [online]. 2014, vol.16, n.2, pp.384-394. ISSN 1982-0216.  https://doi.org/10.1590/1982-0216201411912.

Objetivo

verificar se o uso do tabaco potencializa os efeitos do ruído causados na audição.

Métodos

153 trabalhadores de ambos os sexos, fumantes e não-fumantes, de uma indústria do ramo alimentício, escolhidos aleatoriamente dentre 14 setores da empresa, cuja faixa de ruído apresentada teve uma variação de 85 a 109 dBNA, responderam a um questionário sobre tempo e exposição ao ruído bem como hábitos sobre fumo e passaram por exame de audiometria.

Resultados

os limiares auditivos da via aérea nas frequências de 4.000 Hz e 6.000Hz foram significantemente mais altos no grupo de fumantes/ex-fumantes quando comparados aos não-fumantes tanto na orelha direita quanto na orelha esquerda; limiares estes, característicos da perda auditiva induzida por ruído. Essas diferenças se mantiveram significantes após o ajuste pela idade e pelo tempo de exposição.

Conclusão

por meio dos resultados obtidos, concluiu-se que o uso do tabaco pode potencializar os danos causados pelo ruído à audição.

Keywords : Ruído; Perda Auditiva Provocada por Ruído; Tabaco; Audição.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )