SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue5Musculoskeletal stress syndrome, extrinsic laryngeal muscles and body posture: theoretical considerationsThe need of speech evaluation in protocol`s patients that are candidates for bariatric surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista CEFAC

Print version ISSN 1516-1846On-line version ISSN 1982-0216

Abstract

ZEIGELBOIM, Bianca Simone et al. Ataxia espinocerebelar tipo 6: relato de caso. Rev. CEFAC [online]. 2014, vol.16, n.5, pp.1650-1654. ISSN 1982-0216.  https://doi.org/10.1590/1982-0216201412513.

O objetivo deste estudo foi verificar as alterações vestibulococleares observadas em um caso de ataxia espinocerebelar tipo 6. O caso foi encaminhado do Hospital de Clínicas para o Laboratório de Otoneurologia de uma Instituição de Ensino e foi submetido aos seguintes procedimentos: anamnese, inspeção otológica, avaliações audiológica e vestibular. O caso retrata uma paciente com diagnóstico genético de ataxia espinocerebelar tipo 6, do sexo feminino, com 57 anos de idade, que referiu desequilíbrio à marcha com tendência a queda para a esquerda, disartria e disfonia. Na avaliação audiológica apresentou configuração audiométrica descendente a partir da frequência de 4kHz e curva timpanométrica do tipo "A" com presença dos reflexos estapedianos bilateralmente. No exame vestibular observou-se na pesquisa da vertigem posicional presença de nistagmo vertical inferior e oblíquo, espontâneo e semiespontâneo múltiplo com características centrais (ausência de latência, paroxismo, fatigabilidade e vertigem), nistagmooptocinético abolido e hiporreflexia à prova calórica. Constataram-se alterações labirínticas que indicaram afecção do sistema vestibular central evidenciando-se a importância dessa avaliação. A existência da possível relação entre os achados com os sintomas vestibulares apresentados pela paciente apontou a relevância do exame labiríntico neste tipo de ataxia uma vez que a presença do nistagmo vertical inferior demonstrou ser frequente neste tipo de patologia.

Keywords : Degeneração Espinocerebelar; Ataxia; Testes de Função Vestibular; Electronistagmografia; Nistagmo Optocinético.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )