SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Contribuições da neuroimagem no estudo da voz cantada: revisão sistemáticaInterface entre a psicanálise e a fonoaudiologia: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista CEFAC

versão On-line ISSN 1982-0216

Resumo

MENEZES, Edênia da Cunha; SANTOS, Flávia Aparecida Hora  e  ALVES, Flávia Lôbo. Disfagia na paralisia cerebral: uma revisão sistemática. Rev. CEFAC [online]. 2017, vol.19, n.4, pp.565-574. ISSN 1982-0216.  https://doi.org/10.1590/1982-021620171944317.

A paralisia cerebral engloba um grupo de afecções definitivas e não progressivas no sistema nervoso central sem caráter progressivo e de instalação no período neonatal. Os distúrbios motores ocasionados pela paralisia cerebral podem acarretar alterações na deglutição ocasionando limitações de atividade que são atribuídas a distúrbios não progressivos que ocorrem no cérebro infantil em desenvolvimento. Esse artigo revisa os aspectos clínicos da disfagia na paralisia cerebral e as terapêuticas existentes na área. Foram considerados apenas os trabalhos publicados no período de 2009 a 2017, e utilizou-se como estratégia metodológica uma busca eletrônica nas bases de dados: SciELO-Brasil, Lilacs e Medline/Pubmed. A presente pesquisa analisou 24 artigos, resumidamente, quanto ao ano de publicação, amostra e instrumentos utilizados, constatando que o Fonoaudiólogo e os demais profissionais envolvidos no aperfeiçoamento e reabilitação das funções cognitivas têm criado melhores condições de reabilitação, apesar da necessidade de mais estudos nas áreas de terapia e diagnóstico.

Palavras-chave : Paralisia Cerebral; Transtornos da Deglutição; Fatores de Risco.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )