SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Ganho de peso em recém-nascidos submetidos ao contato pele a peleAspectos geradores de satisfação e insatisfação dos profissionais da estratégia saúde da família de um município de pequeno porte da região sul do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista CEFAC

versão On-line ISSN 1982-0216

Resumo

MATOS, Asenate Soares de et al. Laserterapia aplicada à motricidade orofacial: percepção dos membros da Associação Brasileira de Motricidade Orofacial - Abramo. Rev. CEFAC [online]. 2018, vol.20, n.1, pp.61-68. ISSN 1982-0216.  https://doi.org/10.1590/1982-021620182017317.

Objetivo:

conhecer o perfil dos sócios da Associação Brasileira Motricidade Orofacial e seus conhecimentos e interesse sobre laserterapia em Motricidade Orofacial.

Métodos:

foi elaborado um formulário on-line abrangendo questões sobre o perfil do fonoaudiólogo, formação e atuação, além de conhecimentos sobre as teorias da laserterapia e sua aplicação clínica. O formulário foi encaminhado via email para os sócios da Associação Brasileira de Motricidade Orofacial- ABRAMO, cadastrados no ano de 2015. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e teste de correlação de Spearman.

Resultados:

dos 26 participantes, apenas 5 (19,2%) relataram ter contato com o equipamento de Laser e destes, somente 1 (3,8%) informou utiliza-lo em sua prática. Em relação a conhecimentos do método, apenas 2 (7,7%) tinham formação e a maioria, 14 fonoaudiólogos (53,8%), demonstraram interesse em adquirir tais conhecimentos. Fonoaudiólogos com maior tempo de formação desconhecem a laserterapia (p=0,03) e não concordaram com a atuação (p=0,01), porém afirmam ter interesse no assunto (p=0,05).

Conclusão:

foi possível verificar que o interesse em aperfeiçoamento, e inserção na prática clínica em laserterapia, são realidades para os voluntários da pesquisa, mas que um número muito reduzido tem o conhecimento e faz uso da técnica em suas intervenções.

Palavras-chave : Terapia por Luz de Baixa Intensidade; Terapia a Laser; Fonoaudiologia; Fonoterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )