SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.123 número2Type 2 diabetes: prevalence and associated factors in a Brazilian community - the Bambuí health and aging studyHomeopathy and acupuncture teaching at Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo: the undergraduates’ attitudes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Sao Paulo Medical Journal

versión impresa ISSN 1516-3180versión On-line ISSN 1806-9460

Resumen

BALLESTER, Dinarte Alexandre; FILIPPON, Ana Paula; BRAGA, Carla  y  ANDREOLI, Sérgio Baxter. O médico generalista e os problemas de saúde mental: desafios e estratégias para a educação médica. Sao Paulo Med. J. [online]. 2005, vol.123, n.2, pp.72-76. ISSN 1806-9460.  https://doi.org/10.1590/S1516-31802005000200008.

CONTEXTO E OBJETIVO: No contexto de cuidados primários de saúde e transtornos mentais, o objetivo foi conhecer as opiniões de médicos generalistas sobre o atendimento de pessoas com problemas mentais. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo qualitativo, por grupos focais, nos Serviços Básicos de Saúde em Porto Alegre e Parobé, Rio Grande do Sul. MÉTODOS: Um grupo de 41 médicos que trabalham em cuidados primários de saúde foi escolhido de modo intencional e reunido em grupos focais. Foram apresentados a eles dois vídeos, que simulavam o atendimento de pacientes com depressão e psicose. Discussões sobre a identificação e o manejo dos problemas mentais foram gravadas e descritas pelo método de análise de conteúdo. RESULTADOS: As principais opiniões dos médicos referiram-se às dificuldades para diagnosticar e tratar os problemas mentais, o envolvimento dos familiares no cuidado dos pacientes, a dificuldade de adesão ao tratamento, as incertezas experimentadas pelos médicos e as dificuldades para referenciar os pacientes aos serviços especializados. CONCLUSÕES: Os médicos generalistas percebem os problemas mentais na sua clientela, mas consideram que o diagnóstico e tratamento destes problemas é tarefa do especialista. O desafio da educação continuada em saúde mental requer métodos de ensino interativos e críticos, como a abordagem de solução de problemas.

Palabras clave : Educação médica; Educação continuada; Cuidados primários de saúde; Transtornos mentais; Pesquisa qualitativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons