SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.126 número2Late presentation of posterior urethral valve: two case reportsEvidence for benefits from treating cervical ectopy: literature review índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Sao Paulo Medical Journal

versión impresa ISSN 1516-3180versión On-line ISSN 1806-9460

Resumen

LUCCHESE, Ana Cecília et al. As necessidades dos familiares de pacientes internados no hospital geral. Sao Paulo Med. J. [online]. 2008, vol.126, n.2, pp.128-131. ISSN 1806-9460.  https://doi.org/10.1590/S1516-31802008000200013.

CONTEXTO E OBJETIVO: As necessidades dos familiares de pacientes internados têm sido estudadas em unidades de terapia intensiva, porém pouco se conhece sobre as necessidades dos familiares de pacientes internados no hospital geral, especialmente dos pacientes com doenças crônicas. O objetivo deste estudo foi identificar as necessidades dos familiares de pacientes internados no hospital geral e verificar associações dessas necessidades com o perfil clínico e psiquiátrico dos pacientes. TIPO DE ESTUDO E LOCAL: Estudo descritivo em hospital-escola público. MÉTODO: Numa amostra aleatória de 47 pacientes e seus familiares, as necessidades dos familiares foram investigadas com o uso da CCFNI (Critical Care Family Needs Inventory); o perfil clínico dos pacientes com os instrumentos: HAD (Hospital Anxiety and Depression Scale), CAM (Confusion Assessment Method) e KPS (Karnofsky Performance Status). Foram descritas as freqüências das necessidades dos familiares; a associação das características clínicas e psiquiátricas às necessidades foi analisada com o uso de teste qui-quadrado. RESULTADOS: Houve predominância de pacientes crônicos e as necessidades de segurança e informação foram apontadas como as mais importantes por todos os familiares. Não foram encontradas associações entre as características dos pacientes e as necessidades dos familiares durante a hospitalização. CONCLUSÕES: As necessidades apontadas pelos familiares dos pacientes internados no hospital geral foram similares às que são apontadas por familiares de pacientes internados em unidades de terapia intensiva: eles consideraram muito importante sentirem-se assegurados e informados durante todo o período de internação.

Palabras clave : Hospitais gerais; Cuidadores; Determinação de necessidades de cuidados de saúde; Pacientes internados; Transtornos mentais.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons