SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.128 número6Estilo de vida, características de saúde e consumo excessivo de álcool em adultos jovens que são fumantes esporádicosTratamento cirúrgico da fibrilação atrial solitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sao Paulo Medical Journal

versão impressa ISSN 1516-3180

Resumo

YUAN, Shi-Min  e  JING, Hua. A síndrome de Marfan: uma revisão geral. Sao Paulo Med. J. [online]. 2010, vol.128, n.6, pp.360-366. ISSN 1516-3180.  https://doi.org/10.1590/S1516-31802010000600009.

Síndrome de Marfan é uma condição autossômica dominante com prevalência estimada de 1 em 10.000 a 20.000 indivíduos. É uma rara desordem hereditária do tecido conjuntivo que afeta muitas partes do corpo. O diagnóstico da síndrome de Marfan é feito de acordo com uma revisão dos critérios diagnósticos conhecida como a nosologia Ghent, por meio de uma avaliação abrangente, em grande parte baseada em uma combinação de pequenas e grandes manifestações clínicas em vários sistemas de órgãos e na história familiar. Dilatação da raiz aórtica e prolapso da valva mitral são as principais apresentações entre as malformações cardiovasculares da síndrome de Marfan. A patogênese da síndrome de Marfan não foi totalmente esclarecida, mas acredita-se que mutações genéticas de fibrillina-1 exercem um efeito negativo dominante. Portanto, a síndrome de Marfan é denominada como fibrilinopatia, juntamente com outras desordens do tecido conectivo, com sutis diferenças nas manifestações clínicas. O tratamento pode incluir β-bloqueadores profiláticos e bloqueadores dos receptores da angiotensina II, a fim de retardar a dilatação da aorta ascendente e cirurgia profilática da aorta. De importância, a terapia com β-bloqueadores pode reduzir a ativação de TGF-β, que foi reconhecido como um fator contribuinte da síndrome de Marfan. O presente artigo visa proporcionar uma visão global desta rara desordem de hereditariedade.

Palavras-chave : Aneurisma aórtico; Aracnodactilia; Doenças do tecido conjuntivo; Síndrome de Marfan; Prolapso da valva mitral.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons