SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Efeitos ambientais sobre ganho de peso no período do nascimento ao desmame em bovinos da raça NeloreAnticorpo monoclonal contra uma proteína macho-específica de 19 kDa em espermatozóides bovinos: uma metodologia promissora para imunosexagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Zootecnia

versão impressa ISSN 1516-3598

Resumo

PAZ, Claudia Cristina Paro de; ALBUQUERQUE, Lúcia Galvão de  e  FRIES, Luiz Alberto. Fatores de correção para ganho de peso médio diário no período do nascimento ao desmame em bovinos da raça Nelore. R. Bras. Zootec. [online]. 1999, vol.28, n.1, pp.65-73. ISSN 1516-3598.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35981999000100009.

O objetivo deste trabalho foi calcular fatores de correção para os efeitos da idade da vaca (IDV), idade do bezerro (IDB) e data de nascimento juliana (DJN) sobre ganho de peso médio diário (GMD) no periodo do nascimento ao desmame de animais da raça Nelore. Os dados foram analisados por máxima verossimilhança restrita, empregado-se modelo animal. O modelo incluiu os efeitos fixos de grupo contemporâneo (GC), as covariáveis idade da vaca, idade do bezerro e data juliana de nascimento e os efeitos aleatórios direto (animal), materno, ambiente permanente e resíduo. Os dados foram submetidos à análise prévia para definição dos polinômios segmentados a serem usados, empregando-se o programa computacional SAS, no qual foram criados os conjuntos de covariáveis. No estudo do GMD, em função de IDV, foi observado efeito quadrático-quadrático, e as vacas atingiram a maturidade entre o 5o e 7o ano de idade. O GMD predito para os bezerros aumentou para as mães no período do 4 o ao 6 o ano de idade, em que se atingiu o ganho máximo, decrescendo dos 6 até os 15 anos de idade, quando os bezerros apresentaram a menor taxa de ganho. Para IDB, foi observado efeito quadrático simples. O GMD apresentou média geral de 0,681 kg/dia e foi sempre decrescente à medida que aumentou a idade do animal (entre 156 a 308 dias de idade). O efeito da data de nascimento juliana, apresentou efeito linear sobre GMD, que diminuiu no período de 220 até 365 dias do calendário juliano. Estes dois efeitos (IDB e DJN) foram os mais difíceis de modelar: os nós e os segmentos dos polinômios obtidos a cada passo foram dependentes e/ou influenciados pela modelagem usada para os outros efeitos, sugerindo problemas de multicolinearidade e, ou concentração de dados em pontos de influência. Em função destes problemas, optou-se por modelagem simplificada dos efeitos IDB e DJN.

Palavras-chave : data juliana de nascimento; grupo contemporâneo; idade do bezerro ao desmame; idade da vaca ao desmame.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons