SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número1Disponibilidade, composição botânica e valor nutritivo da forragem de pastos consorciados, sob três taxas de lotaçãoAvaliação de três cultivares de Panicum maximum Jacq. sob pastejo: disponibilidade de forragem, altura do resíduo pós-pastejo e participação de folhas, colmos e material morto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Zootecnia

versão impressa ISSN 1516-3598versão On-line ISSN 1806-9290

Resumo

ALVIM, Maurilio José; BOTREL, Milton de Andrade; REZENDE, Humberto  e  XAVIER, Deise Ferreira. Avaliação sob pastejo do potencial forrageiro de gramíneas do gênero Cynodon, sob dois níveis de nitrogênio e potássio. R. Bras. Zootec. [online]. 2003, vol.32, n.1, pp.47-54. ISSN 1806-9290.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982003000100006.

O trabalho foi conduzido no Município de Coronel Pacheco - MG (Embrapa Gado de Leite), com objetivo de avaliar, em condições de pastejo, o capim-estrela-africana (Cynodon nlemfuensis, Vanderyst) e três cultivares de Cynodon dactylon, L. Pers. (Florona, Florakirk, Florico), adubadas com N:K2O, nas dosagens de 250:200 ou 500:400 kg/ha/ano. O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso, com parcelas subdivididas e três repetições. Não houve diferenças significativas nas produções de massa seca (MS) em função das dosagens de N aplicadas. Nas duas dosagens de N:K2O, a produção anual de MS da Florakirk foi a mais elevada, porém com baixa produção na época da seca. A cultivar Florico foi a de menor produção de MS. As cultivares Florona e Florakirk proporcionaram a melhor e a pior distribuição estacional de forragem, respectivamente. As doses de N:K2O e as épocas do ano não influenciaram nos teores de PB, que foram diretamente proporcionais à relação folha-colmo da planta. Os maiores teores de PB foram proporcionados pela cultivar Florakirk, enquanto os menores pelo capim-estrela-africana e cultivar Florico. A DIVMS da forragem produzida na época das chuvas foi ligeiramente superior à da época da seca. Não houve influência das dosagens de N:K2O sobre a DIVMS, que foi mais elevada na forragem produzida pelas cultivares Florakirk e Florona.

Palavras-chave : Cynodon nlenfuensis; Cynodon dactylon; digestibilidade da massa seca; produção de massa seca; proteína bruta; relação folha-colmo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons