SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número6  suppl.2Desempenho de cordeiros alimentados com silagem de girassol ou de milho com proporções crescentes de ração concentradaValor nutritivo do capim-Tanzânia (Panicum maximum Jacq. cv. Tanzânia-1) pastejado em diferentes alturas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Zootecnia

versão impressa ISSN 1516-3598

Resumo

CANO, Clovenilson Cláudio Perissato et al. Produção de forragem do capim-Tanzânia (Panicum maximum Jacq. cv. Tanzânia-1) pastejado em diferentes alturas. R. Bras. Zootec. [online]. 2004, vol.33, n.6, suppl.2, pp.1949-1958. ISSN 1516-3598.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982004000800005.

Objetivou-se, com este experimento, avaliar a massa de forragem (MF), massa de lâmina verde (MLV), massa de colmo + bainha verde (MCV), massa de material morto (MMM), massa de forragem verde (MFV), relação folha/colmo (F/C), taxa de acúmulo de massa seca (TAMS), acúmulo de massa de forragem (AMF), índice de área foliar (IAF), porcentagem de solo descoberto (SD) e porcentagem de solo coberto com liteira (SCL) em pastagem de capim-Tanzânia (Panicum maximum Jacq. cv. Tanzânia-1) manejada em quatro alturas do dossel forrageiro (20, 40, 60 e 80 cm). O método de pastejo utilizado foi o de lotação contínua e taxa de lotação variável, com novilhos da raça Nelore com peso médio de 340 kg. Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado com duas repetições e realizaram-se cinco avaliações. MLV, MCV, MMM, MFV, MF, IAF, TAMS e AMF aumentaram com o avanço da altura do dossel, sendo que a porcentagem de SD, SCL e material morto diminui em pastos mais altos. O manejo do capim-Tanzânia nas alturas de 40 e 60 cm, apresentou as melhores respostas de composição morfológica, garantindo boa oferta de folhas, de cobertura do solo e taxa de acúmulo de massa seca. As alturas de 20 e 80 cm não devem ser recomendadas para o manejo do capim-Tanzânia quando o objetivo for produção com qualidade e quantidade.

Palavras-chave : acúmulo de massa seca; índice de área foliar; massa de lâminas verdes; solo descoberto; relação folha/colmo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons