SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Sugar cane dry yeast in feeding for growing and finishing goat kidsPrediction of carcass tissue composition of F1 crossbred goats finished on native pasture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Zootecnia

On-line version ISSN 1806-9290

Abstract

SAMPAIO, Cláudia Batista et al. Recuperação fecal e vício de tempo longo de indicadores internos e externos em ensaio de digestão com bovinos. R. Bras. Zootec. [online]. 2011, vol.40, n.1, pp.174-182. ISSN 1806-9290.  https://doi.org/10.1590/S1516-35982011000100025.

Objetivou-se estimar a recuperação total e o vício de tempo longo das estimativas de excreção fecal obtidas com os indicadores externos óxido crômico e dióxido de titânio e com os indicadores internos matéria seca indigestível (MSi), fibra em detergente neutro indigestível (FDNi) e fibra em detergente ácido indigestível (FDAi) em ensaio de digestão com bovinos alimentados com diferentes dietas. Foram utilizados 14 novilhos F1 Red Angus x Nelore, não-castrados, com idade e peso médios de 12 meses e 287 kg. Os animais foram alimentados com silagem de capim-elefante, silagem de milho ou feno de capim-braquiária, suplementados ou não com 20% de mistura concentrada. O experimento foi constituído de dois períodos de 13 dias cada, segundo delineamento em quadrado latino 2 x 2, com agrupamento de sete quadrados. Os animais receberam diariamente 10 g de óxido crômico e 10 g de dióxido de titânio através de sonda esofágica. Não foram observados efeitos de forragem, nível de concentrado ou de sua interação sobre as estimativas de recuperação fecal, tanto dos indicadores internos quanto dos indicadores externos. As estimativas de recuperação fecal média para o óxido crômico e para o dióxido de titânio foram de 99,50% e 101, 95%, respectivamente. Para os indicadores internos, observou-se recuperação fecal média de 99,02; 98,87 e 102,07% para MSi, FDNi e FDAi, respectivamente. Em todos os casos, as recuperações fecais foram iguais a 100%. Todos os indicadores avaliados podem ser considerados isentos de vício de tempo longo. Contudo, maior precisão é verificada para as estimativas de excreção fecal obtidas com indicadores internos.

Keywords : dióxido de titânio; fibra em detergente ácido indigestível; fibra em detergente neutro indigestível; matéria seca indigestível; óxido crômico.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License