SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3O currículo de uma escola de formação pedagógica e a dimensão ambiental: dilemas entre teoria e práxis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Educação (Bauru)

versão impressa ISSN 1516-7313versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

LESTINGE, Sandra  e  SORRENTINO, Marcos. As contribuições a partir do olhar atento: estudos do meio e a educação para a vida. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2008, vol.14, n.3, pp.601-619. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/S1516-73132008000300015.

O presente artigo tem por finalidade apresentar alguns autores que dão ênfase à utilização de atividades de campo dirigidas, realizadas em ambiente extraclasse, aqui denominadas de estudos do meio; contextualizando-as, criticamente, como possível contribuição frente à crise de percepção vivida na contemporaneidade. Apesar de não estar restrito apenas à comunidade escolar ou ao ensino formal, é como recurso didático que o estudo do meio é valorizado, devido aos resultados expressivos - pois imprime qualidade - nas relações de ensino-aprendizagem, interpessoais e intrapessoais. A percepção sobre o cotidiano, a realidade social, cultural, histórica, do meio físico e natural foi e ainda é fundamental no processo de formação do cidadão emancipado e compromissado; e, deve ser uma prática constante para nortear as sociedades da "era do conhecimento" rumo à construção de saberes para a sustentabilidade socioambiental e melhoria da qualidade de vida.

Palavras-chave : Ensino-aprendizagem; Educação ambiental; Percepção; Estudo do meio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons