SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3As pesquisas sobre aprendizagem em museus: uma análise sob a ótica dos estudos da subjetividade na perspectiva histórico-culturalAnálise de tarefas matemáticas em uma proposta de formação continuada de professoras que ensinam matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência & Educação (Bauru)

versão On-line ISSN 1980-850X

Resumo

RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro  e  ROTTA, Jeane Cristina Gomes. O curso de licenciatura em Ciências Naturais e a organização de seus estágios supervisionados. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2014, vol.20, n.3, pp.739-750. ISSN 1980-850X.  http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300014.

Este artigo discute a necessária formação de Licenciados em Ciências Naturais para atuar em toda a Educação Básica, e a estruturação dos Estágios Supervisionados do referido curso. Profissionais diversos têm ocupado o cargo de professores de Ciências sem, no entanto, ter formação específica para tal. Este fato pode ser responsável pelo baixo rendimento evidenciado na área, repercutindo em toda a vida escolar do educando. Nesse cenário, o estágio supervisionado pode ser um forte eixo articulador na melhoria da formação inicial dos docentes, sobretudo no que tange ao rompimento da dicotomia entre a teoria e a prática e na constituição do estágio como espaço de pesquisa para a elaboração de projetos coletivos de formação do educador.

Palavras-chave : Ensino Superior; Ciências naturais; Formação de professores; Estágio supervisionado.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )