SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Scale reliability of textbooks and web from didactics transposition of Kossel, Lewis and Pauling molecular modelsPhysiological colors in the science of Goethe: education and phenomenology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Educação (Bauru)

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

PEREIRA, Jamerson dos Santos  and  OLIVEIRA, Andreia Maria Pereira de. Materiais manipuláveis e engajamento de estudantes nas aulas de matemática envolvendo tópicos de geometria. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2016, vol.22, n.1, pp.99-115. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160010007.

Neste artigo, analisamos o engajamento mútuo de estudantes em aulas de Matemática que abordaram tópicos de geometria, fazendo uso de materiais manipuláveis. Para compreender o objeto de estudo, utilizamos a perspectiva da aprendizagem situada segundo Jean Lave e Etienne Wenger. Os dados foram coletados primariamente por meio da observação, mas também foram utilizados entrevista e documentos (registros dos estudantes) para ampliar os dados e subsidiar interpretações. Os resultados sugerem que o conhecimento da prática é mutável segundo as mudanças que ocorrem nas formas de engajamento. Estas formas são específicas e caracterizam outros engajamentos mais amplos. As seguintes situações de engajamentos foram caracterizadas: o engajamento de estudantes no contato preliminar com os elementos do material manipulável; o envolvimento de estudantes no recorte dos quadrados conforme as regras; o engajamento na associação do ângulo nulo à posição inicial dos palitos; o envolvimento na associação dos lados dos quadrados com os lados do triângulo.

Keywords : Ensino de matemática; Ensino de geometria; Material manipulável; Engajamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )