SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Comportamento motor oral e global de recém-nascidos de mães usuárias de crack e/ou cocaínaA efetividade dos testes complementares no acompanhamento da intervenção terapêutica no transtorno fonológico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 1982-0232

Resumo

BECK, Ana Maria de Oliveira; ASSUNCAO, Karine de Oliveira; BARBOSA, Lisiane de Rosa  e  GOMES, Erissandra. Influência do ambiente hospitalar nos aspectos relacionados ao aleitamento materno. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2012, vol.17, n.4, pp.464-468. ISSN 1982-0232.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342012000400017.

OBJETIVO: Verificar a influência do ambiente hospitalar nos aspectos relacionados ao aleitamento materno e à comunicação na interação mãe/neonato durante o processo da amamentação. MÉTODOS: Estudo transversal, com 34 díades: 18 internadas em alojamento conjunto e 16 internadas em unidades de cuidados intermediários/médios de um hospital público. Cada díade foi observada no momento da oferta da mamada e os dados foram analisados considerando os aspectos padronizados pela UNICEF para o aleitamento materno. Foi verificada a comunicação verbal e não verbal estabelecida. RESULTADOS: Na comparação das variáveis estudadas, houve associação significativa para a posição da mãe em relação ao neonato e para as variáveis mãe estimula e mãe vocaliza para o neonato, com percentual favorável para a díade que se encontrava em alojamento conjunto. As demais variáveis não apresentaram diferenças. CONCLUSÃO: Condições importantes para o estabelecimento da amamentação e da comunicação entre mãe/neonato são influenciadas pelo local onde se encontra a díade, especialmente o ambiente hospitalar.

Palavras-chave : Aleitamento materno; Comunicação; Relações mãe-filho; Alojamento conjunto; Unidades de terapia intensiva neonatal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons