SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Numerical approach of the steel-concrete bond behavior using pull-out modelsAutomotive waste oil as an additive in concrete mixtures: its use is feasible índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Matéria (Rio de Janeiro)

versão On-line ISSN 1517-7076

Resumo

SILVA, Thaynara de Almeida Corrêa e  e  PAULA, Heber Martins de. Gestão da água em usina de concreto: análise do emprego de Moringa oleifera no tratamento de água residuária e proposta de reusoapós tratamento. Matéria (Rio J.) [online]. 2019, vol.24, n.2, e12342.  Epub 10-Jun-2019. ISSN 1517-7076.  https://doi.org/10.1590/s1517-707620190002.0657.

O setor da construção civil, um dos maiores consumidores de matérias-primas e recursos hídricos, vem mostrando sinais rumo à uma produção sustentável. Nesse seguimento, a gestão e reuso de águas residuárias nas centrais dosadoras de concreto corroboraria para diminuição dos efeitos negativos da área com o meio ambiente. No entanto, para o reuso de água residuária tornar-se viável é necessário efetuar o seu tratamento, visando a adequação dos parâmetros como, por exemplo, alcalinidade, cloro residual livre, dureza, pH e turbidez com as normas vigentes. Sendo assim, o presente estudo avaliou as possíveis aplicações para água residuária tratada com o uso do extrato aquoso de Moringa oleifera obtido de duas formas, sendo: apenas em água destilada (EAMO) e outra em água destilada com nitrato de cálcio (EAMO/Ca2+) e com o coagulante químico sulfato de alumínio (Al2(SO4)3). Os tratamentos analisados possibilitaram redução da alcalinidade em 22% com EAMO/Ca2+ e 16% com o extrato Al2(SO4)3, diminuição da dureza em 11,4% com EAMO/Ca2+ e 4,7% com extrato Al2(SO4)3 e eficiência de remoção da turbidez superior a 85% para todos os coagulantes estudados na dosagem ótima. O pH e o cloro residual livre mantiveram-se constante. Dessa maneira, o tratamento considerado como o melhor, efetuado com EAMO/Ca2+, possibilita empregabilidade da água residuária para fins não potáveis e amassamento do concreto.

Palavras-chave : resíduo líquido; aplicações pós tratamento; Moringa oleifera; concreto; coagulante natural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )