SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Análise de segregação complexa de 1.792 famílias com fenda lábio-palatina na América do Sul: 1967-1997Estudo comparativo do tipo de substrato dental utilizado em testes de resistência de união ao cisalhamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Odontológica Brasileira

versão impressa ISSN 1517-7491

Resumo

CALDAS JUNIOR, Arnaldo de França; SILVEIRA, Renata Cimões Jovino  e  MARCENES, Wagner. Impacto do tratamento restaurador na prevenção da perda de dentes. Pesqui. Odontol. Bras. [online]. 2003, vol.17, n.2, pp.166-170. ISSN 1517-7491.  https://doi.org/10.1590/S1517-74912003000200013.

Um estudo transversal foi conduzido com o objetivo de analisar a perda dentária, pela razão cárie, em relação ao número de vezes que o dente extraído foi restaurado, tipo de cárie diagnosticada (primária ou secundária) e indicadores socioeconômicos de pacientes na cidade de Recife, Brasil. Dez centros do Sistema Público de Saúde e dez pertencentes a empresas de convênios foram sorteados. O tamanho da amostra foi calculado utilizando-se um erro padrão de 2.5%. O intervalo de confiança de 95% e uma prevalência de razões de extração na ordem de 50% foram usados para o cálculo da amostra. Uma amostra mínima requerida de 381 pacientes foi calculada, sendo examinados um total de 410 pacientes sorteados da lista de atendimento dos postos. 100% dos pacientes concordaram em participar da pesquisa, contudo, seis pacientes foram excluídos do estudo por apresentarem dados incompletos no questionário aplicado. Os pacientes foram examinados para a obtenção do CPOD e da razão das extrações. Cárie foi a principal razão para exodontia (p < 0,001). Analisando-se a relação entre o número de vezes que o dente foi restaurado e a razão da exodontia, observou-se um valor altamente significativo (p < 0,001), indicando que a maioria dos dentes extraídos pela razão cárie foram restaurados duas ou mais vezes. Foi observada uma relação altamente significativa estatisticamente entre um indicador de uso de serviços (O/CPOD) e exodontia devido a cárie (p < 0,001). Os achados demonstraram que é errônea a crença de que a perda dentária pode ser prevenida na população simplesmente pela restauração do dente.

Palavras-chave : Cárie dentária; Serviços de saúde bucal; Perda de dente; Fatores socioeconômicos; Falha de restauração dentária.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons