SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Índice de adiposidade visceral como preditor de risco cardiometabólico em crianças e adolescentesÓrtese de tornozelo atenua a força de reação do solo mediolateral durante salto de rebote do basquetebol índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Medicina do Esporte

versão impressa ISSN 1517-8692versão On-line ISSN 1806-9940

Resumo

GHISI, Gabriela Lima de Melo et al. Validação da versão em português da escala de tampa para cinesiofobia cardíaca (TSK-SV cardíaca). Rev Bras Med Esporte [online]. 2017, vol.23, n.3, pp.227-231. ISSN 1806-9940.  https://doi.org/10.1590/1517-869220172303159416.

Introdução:

Demonstrou-se que a cinesiofobia tem influência negativa sobre os resultados da reabilitação cardíaca e, consequentemente, é importante no contexto clínico.

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi traduzir, fazer a adaptação cultural e validar em termos psicométricos a Escala de Tampa para Cinesiofobia Cardíaca (TSK-SV Cardíaca) para o português do Brasil.

Métodos:

A versão em português foi testada em 300 pacientes em reabilitação cardíaca. A confiabilidade teste-reteste foi avaliada pelo coeficiente de correlação intraclasse, a consistência interna pelo alfa de Cronbach, e a validade de critério foi avaliada no que diz respeito a educação dos pacientes, renda, duração da reabilitação cardíaca e sexo.

Resultados:

Após análise do coeficiente de correlação intraclasse, um item foi excluído. Todas as quatro áreas foram consideradas internamente consistentes (α > 0,7). As diferenças significativas entre os escores totais médios e de renda (p < 0,01) apoiaram a validade de critério. Duzentos e sessenta e nove (89,6%) pacientes apresentavam um alto nível de cinesiofobia (escore > 37).

Conclusões:

A versão em português do Brasil da TSK-SV Cardíaca demonstrou ter confiabilidade, consistência e validade suficientes, apoiando a sua utilização em estudos futuros.

Palavras-chave : doença da artéria coronariana; reabilitação; inquéritos e questionários; medo; movimento; estudos de validação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )