SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1EFEITO DOS AACR NA FORÇA ISOMÉTRICA APÓS EXERCÍCIO DE ENDURANCE EM UM AMBIENTE QUENTEPOLIMORFISMOS GENÉTICOS EM ACE/ACTN3 E DESEMPENHO ATLÉTICO DE ATLETAS DE FUTEBOL FEMININO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Medicina do Esporte

versão impressa ISSN 1517-8692versão On-line ISSN 1806-9940

Resumo

VASCONCELOS FILHO, Francisco Sérgio Lopes et al. MODELO DE TREINAMENTO DE DUATHLON ADAPTADO PARA RATAS: CORRELAÇÃO DE GLICOSE-LACTATO NO SANGUE. Rev Bras Med Esporte [online]. 2019, vol.25, n.1, pp.30-34. ISSN 1806-9940.  https://doi.org/10.1590/1517-869220192501181887.

Objetivo:

Propor um modelo de duathlon adaptado para ratos (treinamento associado de natação e corrida) e compará-lo com as modalidades praticadas isoladamente, considerando o mecanismo de consumo de glicose e produção de lactato sérico.

Métodos:

Foram utilizados vinte e oito ratos Wistar, com 90 dias de vida e peso médio de 150-200 g. Os animais foram divididos em quatro grupos: grupo controle, grupo de natação, grupo de corrida e grupo de natação/corrida. Esses foram adaptados aos seus respectivos treinos durante três dias e, logo depois, foram submetidos ao protocolo de treinamento com duração de quatro semanas. No final de cada semana, foram realizadas análises de lactato e glicose sanguínea pré- e pós- treinamento. A diferença estatística foi considerada quando o valor p era inferior a 0,01 (p <0,01).

Resultados:

Houve diminuição nos níveis de glicemia e aumento nos níveis de lactato nos grupos de natação e natação/corrida ao longo do período de treinamento, o que não ocorreu no grupo de corrida.

Conclusão:

Pode-se verificar que o modelo duathlon adaptado para ratos foi satisfatório em relação à produção e estabilização dos níveis sanguíneos de lactato. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - Investigação dos resultados de tratamento.

Palavras-chave : Corrida; Natação; Lactato; Glicose.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )