SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número especialAvaliações em larga escala: uma sistematização do debateA fabricação social dos indivíduos: quadros, modalidades, tempos e efeitos de socialização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação e Pesquisa

versão impressa ISSN 1517-9702versão On-line ISSN 1678-4634

Resumo

SETTON, Maria da Graça Jacintho  e  MARTUCCELLI, Danilo. Apresentação. Educ. Pesqui. [online]. 2015, vol.41, n.spe, pp.1385-1391. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508.

O objetivo desta apresentação é evocar as principais justificativas, ganhos teóricos e empíricos de investigações que têm como base noções como excelência, mérito e reconhecimento. Há muito a pesquisa educacional vem se debruçando sobre os mecanismos objetivos e simbólicos que contribuem para a manutenção das desigualdades sociais frente aos processos educativos. Contudo, ainda que muito precise ser feito para minimizarmos as barreiras de ordem estrutural, a sociologia da educação contemporânea se vê diante de uma problemática mais difusa e por vezes consensual acerca do mérito e da excelência individual. Para muitos, as oportunidades educativas já estão bem encaminhadas, e agora seria tarefa dos indivíduos traçarem seus próprios destinos. Mal-estar na civilização que apostou seu futuro na escola; cobranças e pressões institucionais e pessoais permeiam todos os processos educativos à custa de enganos e desenganos. Mas como desvelar essa difícil trama? Na tentativa de colaborar com as reflexões da área, convidamos alguns pesquisadores que vêm acumulando conhecimentos que interessam aos desafios da escolarização atual. Temos confiança de que este material inédito trará uma contribuição para os que se interessam sobre o tema.

Palavras-chave : Escolarização; Mérito; Excelência; Reconhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )