SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Agrobiodiversidade e a etnobotânica na comunidade São Benedito, Poconé, Mato Grosso, BrasilCompetitividade e mudança institucional na cadeia produtiva de plantas medicinais no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interações (Campo Grande)

versão impressa ISSN 1518-7012versão On-line ISSN 1984-042X

Resumo

ALVES, Maria Isabel Alonso  e  MEDEIROS, Heitor Queiroz de. Gênero e educação em contextos indígenas na Amazônia: as relações que constituem a produção identitária das mulheres professoras Arara-Karo do Estado de Rondônia. Interações (Campo Grande) [online]. 2016, vol.17, n.2, pp.257-266. ISSN 1984-042X.  http://dx.doi.org/10.20435/1984042X2016209.

Trata-se de reflexões sobre as relações de gênero presente na etnia Arara-Karo do Estado de Rondônia, onde buscamos abordar as questões de identidades/diferença na perspectiva dos estudos de prefixo pós (Pós-Estruturalista; Pós-Moderno; Estudos de Gênero; Estudos Culturais, Estudos Pós-Coloniais). São reflexões que têm o objetivo de tensionar as questões culturais produzidas no âmbito das sociedades indígenas, muitas vezes dadas como "naturais", mas que podem ser ressignificadas no contexto cultural.

Palavras-chave : gênero; sociedades indígenas; identidades/diferenças.

        · resumo em Francês | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )