SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Mortalidade infantil nos municípios brasileiros: uma proposta de método de estimação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil

versão impressa ISSN 1519-3829

Resumo

SANTOS, Vagner dos  e  FERNANDEZ, Anna. Serviços de saúde mental para crianças e adolescentes no Brasil: estrutura, uso e desafios. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2014, vol.14, n.4, pp.319-329. ISSN 1519-3829.  https://doi.org/10.1590/S1519-38292014000400002.

Objectivos:

analisar a situação dos serviços de saúde mental para crianças e adolescentes ecomparar a disponibilidade e uso dos mesmos entre as cinco macrorregiões do Brasil.

Métodos:

utilizou-se o The Mental Health Matrix Model como marco referencial para descrever a situação dos serviços de saúde mental para crianças e adolescentes. Analisaram-se documentos e dados originais de bases administrativas do governo federal. Isso permitiu a comparação entre as regiões e em relação ao tempo (investimentos, processos e resultados)

Resultados:

embora existam políticas e regulamentos nacionais sobre a saúde mental de crianças e adolescentes, alinhadas com a doutrina da proteção integral, verificouse um insuficiente número de serviços com uma distribuição desigual entre as macrorregiões. Adicionalmente, foi possível identificar tendências relacionadas ao desenvolvimento social e a saúde mental (ex. prevalência de atendimentos em deficiência intelectual)

Conclusões:

avanços substanciais nas políticas caracterizam o sistema brasileiro de saúde mental para crianças e adolescentes principalmente no que se refere à implementação de serviços de base comunitária. No entanto, os dados mostram desigualdade evariações regionais dos indicadores sociais, de estrutura e uso dos serviços.

Palavras-chave : Criança; Adolescente; Saúde mental; Serviços de saúde mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )