SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Mortalidade infantil nos municípios brasileiros: uma proposta de método de estimaçãoMetodologia das Pesquisas Populacionais de Saúde Materno-Infantil: uma série transversal realizada no Estado do Ceará de 1987 a 2007 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil

versão impressa ISSN 1519-3829

Resumo

MELO, Márcia Maria Dantas Cabral de; SOUZA, Wayner Vieira de  e  COUTO, Geraldo Bosco Lindoso. Comparação de métodos de regressão multivariada no estudo de determinantes da cárie dentária em crianças. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2014, vol.14, n.4, pp.343-352. ISSN 1519-3829.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292014000400004.

Objetivos:

comparar resultados com modelos multivariados hierarquizados e convencionais na investigação de determinantes da cárie dentária em crianças.

Métodos:

analisou-se dados de um inquérito em crianças assistidas pela Estratégia Saúde da Família do Recife, Pernambuco, conduzido em 2006. A variável dependente foi a prevalência de cárie (ceo-d≥1); As variáveis independentes foram ordenadas em blocos: socioeconómico, contexto de vida/familiar, cuidado em saúde bucal. Variáveis estatisticamente associadas a ceo-d ≥1 em análises univariadas, com um nível de significância dep≤0,20, foram incluídas nos modelos multivariados. No modelo hierarquizado, a ordem de inclusão das variáveis foi orientada por um modelo conceitual multidimensional. Variáveis associadas a um nível de p≤0,10 foram mantidas no modelo final. No modelo logístico convencional as variáveis significantes nas análises univariadas foram simultaneamente incluídas e ajustadas. Variáveis associadas ao ceo-d com p≤0,10 foram mantidas.

Resultados:

no modelo convencional foram fatores associados ao ceo-d≥1: alta densidade domiciliar, baixa escolaridade do cuidador; estudar em escolas públicas, procurar tratamento/emergência, ingerir doces. No modelo hierarquizado, além desses fatores, foram mantidos no modelo final a ocupação do pai e a escolaridade da mãe.

Conclusões:

a análise hierarquizada possibilitou identificar os determinantes distais, que exerceram influências sobre os de níveis inferiores e destes sobre o desfecho, permitindo uma discussão mais contextualizada do problema.

Palavras-chave : Cárie dentária; Criança; Condições sociais; Serviços de saúde; Análise multivariada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )