SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Metodologia das Pesquisas Populacionais de Saúde Materno-Infantil: uma série transversal realizada no Estado do Ceará de 1987 a 2007Fatores associados à incidência de maloclusão na dentição decídua em crianças de uma coorte hospitalar pública do nordeste brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil

versão impressa ISSN 1519-3829

Resumo

MAGNABOSCO-MARTINS, Claudia Regina  e  CECILIO, Luiz Carlos de Oliveira. O "manejo de narrativas" em pesquisas qualitativas: estudo em um órgão regional de saúde. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2014, vol.14, n.4, pp.363-369. ISSN 1519-3829.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292014000400006.

Objetivos:

reconstituir como o "manejo de narrativas" foi sendo desenvolvido ao longo de um processo de pesquisa qualitativa e utilizado como ferramenta de imersão no campo, produção e análise dos dados em conjunto com os atores institucionais de um órgão regional de saúde.

Métodos:

o manejo ocorreu em três etapas: 1) esquematização de redes de relações e conversações de cada equipe; 2) elaboração das narrativas pela pesquisadora principal; 3) revisão e apropriação das narrativas pelos participantes.

Resultados:

foram elaboradas 11 narrativas, debatidas e revistas por 55 participantes. As principais razões para modificações no texto inicial redigido pelos pesquisadores foram a: a) ausência, imprecisão ou equívoco de informações; b) supressões ou mudanças ligadas aos segredos nas relações institucionais; e c) questionamento sobre posicionamentos dos pesquisadores. A metodologia exigiu um trabalho delicado e cuidadoso para lidar com os efeitos do manejo de narrativas em cada uma das equipes participantes, e a análise constante das implicações e sobreimplicações dos pesquisadores.

Conclusões:

o método de investigação, tendo favorecido a convivência prolongada da pesquisadora principal no campo, pôde revelar elementos das complexas relações que compõem a micropolítica do trabalho cotidiano de uma organização de saúde sob a perspectiva de seus atores.

Palavras-chave : Narrativas; Pesquisa qualitativa; Pesquisa e novas técnicas; Pesquisa sobre serviços de saúde; Regionalização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )