SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Cobertura estimada da triagem auditiva neonatal para usuários do Sistema Único de Saúde, Brasil, 2008-2011Anotações sobre a análise crítica de discurso em pesquisas qualitativas no campo da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil

versão impressa ISSN 1519-3829

Resumo

MAZOTO, Maíra Lopes; GUIMARAES, Raphael Mendonça; CAMARA, Volney Magalhães  e  ASMUS, Carmen Ildes Rodrigues Fróes. Perfil de exposição ao chumbo em crianças escolares da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2014, vol.14, n.4, pp.413-421. ISSN 1519-3829.  http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292014000400011.

Objetivos:

descrever os níveis de exposição ambiental ao chumbo entre criancas de duas escolas localizadas em regiões com características socioambientais distintas no município do Rio de Janeiro.

Métodos:

estudo piloto em amostra de conveniência com 270 estudantes. A análise das amostras de sangue capilar foi realizada usando o método de Espectrometria de Massa Acoplado a Plasma Indutivo (ICP-MS). A exposição ao chumbo entre as crianças foi estimada através de comportamentos e habitos diarios e presença de fontes de chumbo no domicilio ou entorno.

Resultados:

a concentração média do chumbo no sangue capilar foi 3,59 μg/dL ± 2,25. Cinco crianças (1,85%) apresentaram concentrações acima de 10 μg/dL. Observou-se uma diferença estatisticamente significativa na concentração média de chumbo em sangue capilar nas variáveis idade (p=0,034), renda per capita (p=0,005) e exposição a chumbo (p=0,044). As variáveis renda média familiar per capita e idade mostraram-se inversamente proporcionais à concentração de chumbo e o status de exposição diretamente proporcional. As escolas apresentaram diferença estatisticamente significativa (p=0,004) quanto à prevalência de crianças expostas ao chumbo.

Conclusões:

embora a variável escola não tenha sido boa preditora da concentração capilar de chumbo, a maior prevalência de crianças expostas a chumbo se encontra na escola localizada na área mais poluída.

Palavras-chave : Epidemiologia; Saúde ambiental; Exposição ambiental; Chumbo; Criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )