SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Perfil de exposição ao chumbo em crianças escolares da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro, BrasilConstrutos teóricos de Paulo Freire norteando as estratégias de promoção à amamentação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil

versão impressa ISSN 1519-3829

Resumo

BOSI, Maria Lúcia Magalhães  e  MACEDO, Marcos Aurélio. Anotações sobre a análise crítica de discurso em pesquisas qualitativas no campo da saúde. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2014, vol.14, n.4, pp.423-432. ISSN 1519-3829.  https://doi.org/10.1590/S1519-38292014000400012.

A emergência de sistemas de saúde ancorados em uma concepção ampliada de saúde, pressupondo, em seu ideário, dimensões que interrogam a compreensão das ações nesse campo capazes de articular estrutura e sujeito, vem impulsionando pesquisas avaliativas como modalidade de investigação, notadamente propostas metodológicas orientadas pelo enfoque qualitativo. Falar em pesquisa qualitativa é aludir à epistemologia qualitativa, tradição composta por numerosas vertentes, oriundas de paradigmas e campos disciplinares diversos, que carecem de aprofundamento, na perspectiva de desvelar, para cada uma delas, sua vinculação ontológica, epistemológica e, por extensão metodológica, incluindo o plano operacional. Tal empreendimento ainda é muito escasso na literatura especializada sobre o tema, verificando-se nas publicações o predomínio de estudos empíricos, convivendo com uma notável escassez de discussões epistemológicas e teórico-metodológicas atinentes aos modelos avaliativos operacionalizados. Ante essa configuração, este artigo se propõe a colocar em relevo alguns elementos conceituais inerentes à análise, entendida como etapa epistemológica central no enfoque (crítico) interpretativo. Na sequência, o texto focaliza uma vertente específica – a Análise Crítica do Discurso – com o intuito de recuperar alguns fundamentos e registrar aspectos operacionais que vimos empregando em pesquisas qualitativas em saúde.

Palavras-chave : Research methodology; Qualitative health research; Public health.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )