SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Anotações sobre a análise crítica de discurso em pesquisas qualitativas no campo da saúdeNúmero de replicações de inquéritos dietéticos para estimativa da ingestão de nutrientes em gestantes brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil

versão impressa ISSN 1519-3829

Resumo

LINHARES, Francisca Márcia Pereira; PONTES, Cleide Maria  e  OSORIO, Mônica Maria. Construtos teóricos de Paulo Freire norteando as estratégias de promoção à amamentação. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2014, vol.14, n.4, pp.433-439. ISSN 1519-3829.  https://doi.org/10.1590/S1519-38292014000400013.

Objetivos:

refletir sobre a inserção dos construtos teóricos de Paulo Freire, o diálogo, a ética e a problematização, na promoção da amamentação, envolvendo a rede social da mulher.

Métodos:

ensaio teórico que consiste em exposição lógica, argumentativa e crítica, conduzida pelo pensamento freireano integrado ao fenômeno da amamentação para subsidiar novos caminhos que poderão permear as ações promotoras desta prática.

Resultados:

o desenvolvimento de ações educativas alicerçadas em um referencial teórico poderá guiar a implementação de estratégias na promoção da amamentação, baseadas na reflexão crítica da prática pedagógica libertadora, centrada no saber dialógico, problematizador e ético, no contexto da realidade de todos os atores envolvidos com o aleitamento materno.

Conclusões:

os construtos teóricos de Paulo Freire valorizam o saber popular e a troca de saberes no estabelecimento de uma relação de confiança entre os profissionais de saúde e as gestantes/nutrizes e familiares, durante as ações de promoção ao aleitamento materno.

Palavras-chave : Amamentação; Promoção em saúde; Educação em saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )